Conceito de rede social?
É impressão minha, ou, desde o TikTok, o parâmetro de “rede social” está abrangente para um caralho?
Estudantes meus de ensino fundamental consideram Youtube como rede social. Agora há pouco um camarada da faculdade falou que “Ficou muito interessado pela rede social alternativa Substack (!)“.
Parece que o simples fato de haver recursos de comunicação basta para considerar plataformas de entretenimento como redes sociais. Se isso de fato aproxima ou não as pessoas, estreita relações ou cria comunidades, foda-se, né? É lateral.
O que vocês pensam sobre isso? O conceito de rede social mudou ou mudaram os usuários? #Youtube, #TikTok e #Substack podem ser consideradas como #socialmedia?
É a redesocialização das plataformas. Na economia de atenção, se sua plataforma apenas fizer o que se propõe e pronto, ela “fica pra trás”, então as empresas estão transformando tudo em rede social. Youtube, whatsapp, steam, discord, tudo. Sites de jogos, receitas, aprendizado de idiomas, preparação pra concurso público, TUDO! Tudo está aos poucos virando rede social pra disputar pela sua atenção e roubar um pouquinho do seu tempo de vida já sequestrado pela meta, bytedance e suas amigas
faça das palavras do sapão minhas palavras
Falou tudo, até alguns aplicativos de compra estão com “lives” agora.
Esse alargamento é anterior, da época em que deixaram de falar em rede social e passaram a falar em mídia social. Desde essa época que youtube e whatsapp entram na categoria.
Acontce que no Brasil mídia social nunca pegou.
deleted by creator
Mídia em português é mais polissêmica, mas ainda dá para chamar de falso cognato se em português ela (tambem) tem o mesmo significado que em inglês?
@helenfernanda @Cochise Não diria que é um falso cognato, mas aparentemente, ao menos na raíz inglesa, o sentido era mais amplo (na teoria de mídia do Marshall McLuhan, carro era um “medium”), enquanto que em português brasileiro ficou mais restrito aos meios de comunicação.
Off: acho muito interessante que “mídia” é a importação de “media”, plural de “medium”, que seria “veículo” ou ”meio” em português. Ou seja, era uma palavra masculina plural que foi importada para o português como feminina e singular. Uma verdadeira loucura linguística.
Falso cognata, no caso, seria a expressão inteira, já que esse tipo de pleonasmo não faz sentido em português (ou não fazia antes de todo mundo traduzir errado). E mesmo se considerarmos que, nesse contexto, "social” significa “interativa” ou “relacional”, ainda serve para mídia analógicas, como cartas e rádio/TV com participação do ouvinte. Além de ser uma expressão pleonástica e ambígua, é incompleta, porque nada nela diz internet.
Mas, na língua, todo erro repetido pode se tornar uma verdade. É difícil tirar isso das pessoas. 😭
mídia social
Caralho, e agora que reparei que falei de social media, não de rede social. Penso melhor nas plataformas supracitadas como mídias sociais, mas não como redes sociais, na verdade. Não consigo elaborar isso agora, porém.
A blogosfera já era mídia social e não sabíamos, então? A #Web toda, aliás? 🤔
@daltux @Cochise O conceito de uma plataforma de entretenimento que possui recurso de interação como “rede social” (Youtube, TikTok, Substack) contempla os blogues, e sou muito resistente a considerar blogue como rede social… O artigo que o @caiocgo compartilhou parece esclarecer muito bem essa diferença:
Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship (Oxford Academic).
Plataformas como wordpress.com sim. sites isolados sem ferramentas de interação e identidade unificada não.
Digo até porque, a depender do sistema usado, inclusive podendo ser instâncias do próprio Wordpress, já havia certa integração, por, salvo engano, pingback, e você acompanhava quem quisesse por RSS ou Atom. Web social descentralizada e, talvez, até federada, se considerarmos os “planetas” de blogues que poderiam reuni-los. 😁
Eu considero como rede social um espaço onde você pode interagir com outros usuários, seja curtir um post ou até comentar. Esse meu conceito obviamente tem umas falhas mas é uma boa forma de classificação.
@PoisonDart Whatsapp e blogues entram nisso então?
Blogs eu não sei, já que nunca cheguei a usar algum mas o WhatsApp eu considero que sim. Já que eu interajo com outras pessoas. A principalmente diferença dele é o fato privacidade, não poder mandar mensagem pra qualquer pessoa que tu quiser.
eu ja chamava o youtube de rede social por volta de 2010 :v
@Staden_ Mas por quê, o que mudou?
Não teve uma mudança que me fez pensar assim. Eu considerava o YouTube uma rede social porque eu via as pessoas lá se comportando como se fosse isso (geralmente nos comentários dos vídeos). O foco principal do YouTube nunca foi esse, mas ele sempre permitiu que as pessoas tivessem conversas, se conhecessem, montassem perfis e socializassem.
De acordo com as ciências humanas, YouTube é rede social sim, por tudo isso que você observou.
Mas o pessoal da TI, que chegou muito depois, inventou seu próprio significado para a expressão e, como não têm muitas noções de ciências humanas, tentam corrigir quem usa a expressão no sentido original, como se “rede social” tivesse nascido na internet. 😂
como se “rede social” tivesse nascido na internet
E nasceu quando, quem cunhou isso então?
@helenfernanda @Staden_ Tá bem, precisa gritar, não…
@caiocgo Perfeitamente. Eu mesmo me confundi na escrita do post cabeça do fio… Usei #socialmedia. E para falar a verdade, nem sei se há um termo equivalente a “rede social” em inglês…
@helenfernanda Como assim?








