Conceito de rede social?

É impressão minha, ou, desde o TikTok, o parâmetro de “rede social” está abrangente para um caralho?

Estudantes meus de ensino fundamental consideram Youtube como rede social. Agora há pouco um camarada da faculdade falou que “Ficou muito interessado pela rede social alternativa Substack (!)“.

Parece que o simples fato de haver recursos de comunicação basta para considerar plataformas de entretenimento como redes sociais. Se isso de fato aproxima ou não as pessoas, estreita relações ou cria comunidades, foda-se, né? É lateral.

O que vocês pensam sobre isso? O conceito de rede social mudou ou mudaram os usuários? #Youtube, #TikTok e #Substack podem ser consideradas como #socialmedia?

@batepapo

  • nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    6
    ·
    4 days ago

    É a redesocialização das plataformas. Na economia de atenção, se sua plataforma apenas fizer o que se propõe e pronto, ela “fica pra trás”, então as empresas estão transformando tudo em rede social. Youtube, whatsapp, steam, discord, tudo. Sites de jogos, receitas, aprendizado de idiomas, preparação pra concurso público, TUDO! Tudo está aos poucos virando rede social pra disputar pela sua atenção e roubar um pouquinho do seu tempo de vida já sequestrado pela meta, bytedance e suas amigas