Conceito de rede social?
É impressão minha, ou, desde o TikTok, o parâmetro de “rede social” está abrangente para um caralho?
Estudantes meus de ensino fundamental consideram Youtube como rede social. Agora há pouco um camarada da faculdade falou que “Ficou muito interessado pela rede social alternativa Substack (!)“.
Parece que o simples fato de haver recursos de comunicação basta para considerar plataformas de entretenimento como redes sociais. Se isso de fato aproxima ou não as pessoas, estreita relações ou cria comunidades, foda-se, né? É lateral.
O que vocês pensam sobre isso? O conceito de rede social mudou ou mudaram os usuários? #Youtube, #TikTok e #Substack podem ser consideradas como #socialmedia?


@Staden_ Mas por quê, o que mudou?
Não teve uma mudança que me fez pensar assim. Eu considerava o YouTube uma rede social porque eu via as pessoas lá se comportando como se fosse isso (geralmente nos comentários dos vídeos). O foco principal do YouTube nunca foi esse, mas ele sempre permitiu que as pessoas tivessem conversas, se conhecessem, montassem perfis e socializassem.
@Staden_ @arlon
De acordo com as ciências humanas, YouTube é rede social sim, por tudo isso que você observou.
Mas o pessoal da TI, que chegou muito depois, inventou seu próprio significado para a expressão e, como não têm muitas noções de ciências humanas, tentam corrigir quem usa a expressão no sentido original, como se “rede social” tivesse nascido na internet. 😂
@helenfernanda @Staden_
E nasceu quando, quem cunhou isso então?
@arlon @Staden_
É apenas uma combinação muito óbvia de substantivo e adjetivo, não é uma expressão nova que alguém precisou inventar. 🤣
E quem trata de redes sociais desde sempre é a SOCIOLOGIA.
@helenfernanda @Staden_ Tá bem, precisa gritar, não…