Sobre troca de dispositivos
Estou pensando bastante desde ontem se devo trocar meu telefone celular atual.
É um aparelho de entrada, o Multilaser Elite 2, que só o uso para chamadas, música, podcast e mensageria. Quase não tiro fotos. Estou com ele há pouco mais de um ano e ele me serve bem, a não ser por dois problemas: sua bateria e sua tela são terríveis.
O aparelho que estou pensando em adquirir é um desses e-ink, o #MuditaKompakt. Acho que resolveria o problema de bateria e de tela. Porém é um aparelho caro e que tem algumas limitações por ser um projeto novo.
Fico pensando se isso não seria uma atitude consumista e se esse objeto resolveria melhor meus problemas do dia a dia.
O que vocês me dizem?


É satisfatório sim, e pra aparelhos de entrada como os nossos, ainda melhora muito o desempenho. Talvez seu aparelho tenha como instalar custom rom via fastboot ou fazendo o esquema de ligar os testpoints lá dento e carregar o arquivo firehose do soc dele, mas se você nunca fez isso, seria muito complicado, ainda mais sem um guia específico pro aparelho.
Mas de qualquer forma, se você usar o UAD (https://github.com/Universal-Debloater-Alliance/universal-android-debloater-next-generation/) pra remover tudo que veio pré-instalado do fabricante, e ainda remover google play services, caso não precise dele, vai ter uma experiência muito próxima de usar o lineageos, e o sistema também vai ficar bem mais leve. Talvez você até já tenha feito um processo similar a esse.
@nossaquesapao Noss, nunca tentei fazer esse tipo de coisa exatamente porque morro de medo de danificar o telefone. Acho que eu precisaria de um aparelho velho para tentar…