Sobre troca de dispositivos
Estou pensando bastante desde ontem se devo trocar meu telefone celular atual.
É um aparelho de entrada, o Multilaser Elite 2, que só o uso para chamadas, música, podcast e mensageria. Quase não tiro fotos. Estou com ele há pouco mais de um ano e ele me serve bem, a não ser por dois problemas: sua bateria e sua tela são terríveis.
O aparelho que estou pensando em adquirir é um desses e-ink, o #MuditaKompakt. Acho que resolveria o problema de bateria e de tela. Porém é um aparelho caro e que tem algumas limitações por ser um projeto novo.
Fico pensando se isso não seria uma atitude consumista e se esse objeto resolveria melhor meus problemas do dia a dia.
O que vocês me dizem?
Particularmente, não gosto desses celulares de startups. Esse aí, especificamente, parece ter um sistema operacional próprio e que provavelmente não é compatível com quase nada que usamos no dia-a-dia e corre risco de se tornar obsoleto ou com utilidade limitada muito rapidamente. Se for pra ter conforto de tela de e-ink, eu optaria por algum modelo chinês com tela de e-ink e android, que vai ter bem mais utilidade a longo prazo.
Mas eu avaliaria o quanto você usa o celular. Se usa pouco e o atual dá conta, pra que trocar? Se pretende usar a tela de e-ink pra leitura, talvez um leitor de ebook seja mais útil. Se precisa usar mais o celular e o atual não estiver dando conta, aí talvez faça sentido um novo.
Obrigado pela resposta!
Quais telefones e ink tu me indicaria? Eu gosto do Mudita porque ele é mais compacto. Não sei se usaria um desses grandões, porque para levar no bolso deve ser um horror…
provavelmente não é compatível com quase nada que usamos no dia-a-dia
Eu recebi a indicação do aparelho através de um texto do Ploum. Aparentemente há compatibilidade com vários aplicativos sim. Porém os próprios desenvolvedores não recomendam a instalação de aplicativos de banco.
Mas eu avaliaria o quanto você usa o celular. Se usa pouco e o atual dá conta, pra que trocar?
Pouca autonomia de bateria, sobretudo. É um telefone que me serve bem, mas por ter uma bateria fraquérrima, fico com aquela ansiedade de que a qualquer momento o dispositivo pode morrer.
Tem uma tal de bigme e uma tal de hisense que fazem celulares com tela de e-ink que parecem bem legais. Fui até dar uma olhada, e parece que o preço já tá mais caro do que a última vez que vi, então é complicado pra gente aqui no Brasil…
Tem uma tal de bigme e uma tal de hisense
Sim, mano. Eu adoraria usar telefones nesses modelos como principais, e creio que o Bigme em especial tem total capacidade para isso.
No entanto duas coisas não me agradam em ambos os dispositivos:
- têm telas muito grandes;
- por conseguinte, têm muito potencial para distração (mesmo sem cores e sem uma boa atualização de quadros);
- aparentemente têm alguns bugues.
Portar um telefone com mais de seis polegadas para mim é uma coisa impensável, primeiro pela inconveniência, depois porque ele permite muita distração.
Eu gosto do Mudita Kompakt porque ele é básico, não tem nem sequer rotação automática. Eu o usaria somente para sair de casa, fazer telefonemas, ouvir podcasts e músicas ― coisas que já faço pelo meu Multilaser, só que sempre preocupado com a bateria. Tenho outro dispositivo “telhafone” em casa, onde mantenho recursos mais sensíveis, como redes sociais e aplicativos financeiros. Acho que concentrar todas essas funções em um só dispositivo, na situação brasileira, é um tiro no pé.
Espero que você esteja entendendo a minha questão. Para você ter ideia, estou produzindo uma planilha com comparativo entre esses três dispositivos sobre os quais estamos falando. Telefone para mim é coisa séria!
Também não gosto de celular grande. Essas marcas que inidquei tinham modelos de até 5 polegadas que se achava até bem recentemente, mas aparentemente estão matando os bichinhos… O meu atual tem 5 anos de uso e lembro de ter sido difícil achar um não tão grande. Se ele se for, estou lascado, porque quase não vejo mais opções, e quando vejo, são caríssimas
Essas marcas que inidquei tinham modelos de até 5 polegadas que se achava até bem recentemente
Sério? Caraca, vou buscar aqui. De repente são melhores opções até do que o Kompakt.
O meu atual tem 5 anos de uso
Ele tem custom ROM? Acho que seria uma boa providenciar um.
Uso uma custom rom do lineageos sem os google apps. Não é a perfeição, mas me atende bem.
Nunca consegui me adentrar nesse mundo de C-Roms porque sempre peguei aparelhos os mais aleatórios. Mas deve ser uma satisfação e tanto ter um aparelho desgoogleado.
Eu, no seu lugar, tentaria trocar a bateria e a tela. Estou com um tablet com problema de bateria também, e pretendo trocá-la.
Olha, ainda vou tentar trocar a bateria, mas pela primeira experiência de compra que tive, a qualidade não é lá essas coisas. A nova peça não aguenta abaixo de 65%, desliga depois disso. Além disso, ter uma tela “papel” ajudaria muito no dia a dia quando eu estiver com o aparelho debaixo do sol. Telas LCD são terríveis em dias ensolarados…


