Não consumir conteúdo gerado por IA é um ato de resistência ao sistema.
Mas quanto a produzir conteúdo que não seja gerado por IA? Como não entregar de mãos beijadas a nossa capacidade de imaginar aos robôs? Já que é praticamente impossível evitar que eles usem nosso conteúdo pra treinar IA… o único jeito de evitar isso é não publicar o conteúdo.
Cc: @batepapo
@Bruiserzinha https://ursal.zone/@Bruiserzinha/115813757788864946
O foda de não publicar conteúdo é que você deixa de participar na internet como um todo, vira mero consumidor. Até comentários são “conteúdo” que os bots roubam.
O maior ato de resistência ao sistema, hoje em dia, é ficar de fora da internet. A alternativa é criar mais espaços com algum tipo de controle de quem pode entrar e ver, já que até Anubis tá sendo burlado pelos bots
@almino @ICastFist Totalmente de acordo. É preciso criar espaços de neutralização do mundo digital. Inclusive cunhei o termo #offpunk para designar pessoas que têm saído da internet desde que ela se tornou um espaço de mercantilização de dados e da atenção, seja como uma forma de preservação da própria saúde mental, seja para não compactuar com esse modelo de economia.
Não há ainda muito a respeito desse conceito, porque ainda não escrevi sobre ele no meu blogue, mas estou planejando publicar um manifesto a respeito disso algum dia de 2026.



