Na última atualização do Fennec 142.0.0 alguns usuários (eu incluso) estão sofrendo com um bug em que a página demora DEMAIS para carregar.

Se você está sofrendo com esse problema, a solução que encontrei é sempre limpar o cache do navegador - de preferência só configurando previamente o botão Exit/Sair para deletar as informações - em cada sessão de uso. Isso se for muito inviável e não abrir mão de usar outro navegador.

A issue já está aberta no Gitlab e já estão trabalhando para corrigir.

Issue aberta no Gitlab

A segunda opção é utilizar outro navegador enquanto esse problema é resolvido. No momento, estou utilizando o IronFox, outro fork do Firefox focado em privacidade. Ele é o substituto espiritual do finado Mull e é bem atualizado.

IronFox

  • Anthuan Sousa@lemmy.eco.brOP
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    3 months ago

    Testei só com o bloqueador DNS e tá funcionando lindamente aqui. Nem no YT tem propaganda.

    Valeu pela dica. Salvou muito porque todos os cookies estão nesse navegador.

    • Dethronatus Sapiens sp.@calckey.world
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      3 months ago

      @[email protected]

      Excelente!

      Até onde eu já usei PiHole (bloqueio de anúncios via DNS), houveram certos anúncios que “escapuliram” porque ou usam o próprio domínio do serviço sendo acessado, ou usam um endereço IP direto.

      O bloqueio do DNS faz exatamente o que se propõe: bloquear no DNS. Um site ou app que tenta acessa, por exemplo, o ad doubleclick net, não conseguirá, porque o doubleclick faz parte da lista de bloqueios. Porém, isso significa que conexões feitas fora da lista de bloqueios, ou conexões feitas sem necessidade de resolução de algum domínio, conseguirão efetivar.

      Se não me engano, existem serviços VPN, ou mesmo configurações avançadas de firewall para Mikrotik e afins, que fazem bloqueios complementares na camada IPv4/IPv6, além do DNS. Daí só sobram anúncios do tipo “SSR” (Server-side rendering) ou afins, onde o anúncio já vem sanduichado com a requisição a um serviço.

      Exemplo: algumas propagandas do Youtube, bem como do Netflix e afins, que vêm pelo próprio streaming primário, mesclados e confundidos com o conteúdo principal. Esses tipos de propagandas, até mesmo o uBlock tem dificuldade pra detectar e remover.

      Mas, enfim, o PiHole, sozinho, já consegue remover uma parte significativa das propagandas (e de rastreadores), sim.

    • Dethronatus Sapiens sp.@calckey.world
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      3 months ago

      @[email protected]

      Valeu pela dica. Salvou muito porque todos os cookies estão nesse navegador.

      Outra coisa: embora bloqueio do DNS funcionou como um substituto ao uBlock, você chegou a testar desativar e ativar novamente o uBlock e outras extensões, e verificar se isso leva ao Fennec voltar a funcionar? Tipo, nem é desinstalar e instalar de novo, é literalmente desativar e ativar.

      Pra desativar e reativar:

      1. Acesse o menu via os três pontinhos
      2. Toque em “Extensões”
      3. Toque em “Gerenciador de Extensões”
      4. Para cada extensão “Ativada” (no meu caso aqui é só o uBlock, eu tinha também o Ghostery mas acabei desativando permanentemente ele), toque na extensão, depois toque em “Ativado” (ou “Habilitado”) e, logo em seguida, toque novamente.
      5. Volte às abas e verifique se as páginas carregam.

      Aqui isso geralmente dura porquanto o Android permanecer com o Fennec na memória. Depois de um tempo, principalmente usando outros apps, o Fennec acaba descarregando da memória, daí eu preciso fazer todo esse procedimento novamente e daí volta a funcionar.