Com tanta dependência de plataformas privadas e estrangeiras, as vezes me pergunto se não faria sentido termos uma rede social pública, pra para comunicação oficial, acesso de informações e participação do grande público.

Se isso fizesse sentido, vocês acham melhor criar uma do zero ou adotar alguma plataforma open-source que já existe, tipo o Mastodon, PixelFed ou outra do fediverso?

Queria saber o que vocês acham — faz sentido? Quais seriam os prós e contras?

  • Noah Loren "Noren" @lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    2 days ago

    Obrigada por responder meus comentários. O último parágrafo foi realmente elucidativo.

    Existem várias questões realmente neste debate. Mas no Brasil existem especialistas capazes de criar um planejamento e por ele em prática – Independente da opinião pessoal deles.

    Mas não existe um projeto político, um grupo dentro de um partido com poder de articulação que consiga colocar isso em prática.

    Além disso existe o lobby. E até mesmo movimentos populares ignoram esse aspecto da luta anti-sistema. Acho que os mais avançados nesse quesito são alguns movimentos anarquistas, e mesmo que existam alguns no Brasil que utilizam a tecnologia nesse aspecto a maioria é estrangeira.

    Estou me referindo tanto a soberania digital na democracia liberal burguesa como resistência a vigilância de movimentos populares em qualquer país do mundo.

    Mas sendo otimista embora o progresso neste aspecto seja quase inexistente ele pode ser compensado em pouquíssimo tempo – O problema é que por enquanto isso não demonstra sinal de acontecer. Principalmente como uma decisão de cima para baixo então é melhor que a gente, fora dos cargos de poder, tome essa decisão quando tivermos a liberdade de fazer isso. E quem tiver condições e poder contar com ajuda crie seus próprios servidores. Por isso eu sou grato por quem criou e mantêm tudo isso que a gente está utilizando agora.